O Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, localizado entre as belas paisagens da Região Central do Rio Grande do Sul, é um polo de educação, cultura, empreendedorismo, arte, ciência e inovação com atuação local e diálogo internacional. O Recanto Maestro reúne a proximidade à vida moderna e movimentada das cidades ao seu entorno com a agradável, tranquila e revigorante vida do ambiente natural, ecobiológico, saudável, harmonioso e turístico.
Aqui você encontra empresas de diversos setores em produtividade, trabalho e ação contínua, que desenvolvem jovens e profi ssionais, além de intensifi carem a economia e negócios de toda a região. Recanto Maestro é um espaço que cresce urbanística e geografi camente à medida que novos parceiros, empresas, entidades e moradores somam-se na aventura de construir um ponto de empreendedorismo de vida e saber à altura da grandeza da alma do povo brasileiro.
Criado em 1988 o Recanto Maestro começou a ser construído em um local considerado pouco produtivo pelos moradores da região, e hoje é um grande projeto que alinha educação, ciência, empreendedorismo e tecnologia, mostrando como estes elementos podem contribuir para o desenvolvimento social.
O Recanto Maestro é um centro de excelência no desenvolvimento e formação do homem, no qual as pessoas podem se aperfeiçoar pessoal e profissionalmente e evolui constantemente a partir de pessoas que colocam sua inteligência e trabalho no espaço, fazendo assim um pólo que cresce exponencialmente.
O Acad. Prof. Antonio Meneghetti nasceu em 9 de março de 1936, em Avezzano, Áquila, Itália. Uma mente para o nosso tempo. Fez de sua vida uma obra de arte, expressa em diversos campos da manifestação humana. Idealizador e realizador de inúmeros projetos de cunho científico, educacional artístico e empresarial em vários países, Meneghetti faleceu em 20 de maio de 2013, aos 77 anos.
Um humanista, para o qual a real perspectiva do homem só poderia ser vista na sua integralidade e nisto foi um grande exemplo que se destacou em áreas científica, artísticas e empresariais e, se a vida de um grande homem é sua obra, certamente Antonio Meneghetti permanece vivo por tudo que fez.
Antonio Meneghetti coordenou 16 congressos internacionais com a participação de delegações oficiais das grandes organizações mundiais, até chegar à ONU, além de diversas atividades formativas ao redor do mundo onde ensinara como resgatar o homem.
Nos últimos anos, a Ontopsicologia teve um enorme desenvolvimento em todo o mundo e, em solo brasileiro, as sementes continuamente plantadas por quase três décadas germinaram os mais belos projetos e eventos, que agora frutificam abundantemente.
Meneghetti pode assim colher muitos frutos a partir de seu trabalho e dedicação mas sobretudo, a partir de pessoas que acreditaram no projeto e o fizeram tiveram também como seu.